segunda-feira, 1 de março de 2010

Entusiasmo...

Estamos na Quaresma. Tempo de reflexão e de preparação, em que os cristãos, através da oração, da caridade e da penitência, se preparam para celebrarem e acolherem Cristo ressuscitado nas suas vidas. Ela deve ser um tempo de esperança e de entusiasmo, pois preparamo-nos para acolher a mudança positiva que a Páscoa (passagem) pode fazer na nossa vida, como fez na vida de Cristo.

A palavra entusiasmo vem do grego, a partir da junção da palavra Deus ("Theos") e de dois prefixos, "en" que significa dentro e "asm" que designa acção. Assim, literalmente, entusiasmo quer dizer Deus dentro de nós em acção.

Vivemos num tempo em que existe falta de entusiasmo. Mas não podemos viver sem ele, sem essa força vital que nos faz levantar cada manhã, que nos faz sonhar, lutar, nos dá força para vivermos certos valores, mesmo em contradição com a realidade e que dá brilho à nossa vida. No dia em que perdermos o entusiasmo, começaremos a morrer lentamente, a desvitalizarmo-nos.

O entusiasmo é sinal da presença de Deus dentro de nós, da chama interior que nunca se apaga. De dentro de nós vêm os sonhos, os bons pensamentos, a generosidade, a compaixão e compreensão. É Deus que fala em nós. Se escutarmos a Sua voz, ouviremos o Seu apelo a viermos com intensidade e compromisso a Sua vontade.

(excerto de um artigo de Abel Dias, na Revista Audácia, Março/2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário