quarta-feira, 31 de março de 2010

Caminhar com Jesus até à Páscoa

       A Semana Maior ou Semana Santa é preenchida de celebrações que nos colocam no centro da mensagem cristã. O centro da nossa fé é Jesus Cristo, a Sua vida, a Sua mensagem e, sobretudo, o mistério da Sua Morte e da Sua Ressurreição, que celebramos solenemente nestes dias.
       Iniciámos com o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, com a bênção dos Ramos, com a celebração da Eucaristia, fazendo-se a proclamação do Evangelho da Paixão. Ao fim do dia, a encenação da Via-sacra, pelos meninos da Catequese e, ainda, a "inauguração" da nova via-sacra.

2 comentários:

  1. Olá Pe. Manuel Gonçalves. Em primeiro lugar quero desejar-lhe uma santa Páscoa em N. Senhor Jesus Cristo, depois felicitá-lo porque vejo que a sua paróquia é activa, cheia de vida e juventude, o que infelizmente não vejo na minha. Ver os jovens representando a Via-Sacra, comove-me, ao mesmo tempo que me dá esperança por ver tão novos, tão participativos e felizes por caminharem com Jesus.
    Bem-hajam.
    Abraço em Cristo e Maria

    ResponderEliminar
  2. Obrigado.
    Cada ano, em cada celebração, procurámos que participem mais pessoas. O envolvimento da catequese, com as crianças e adolescentes, e com os pais, com as catequistas, juntando o trabalho de elementos do conselho económico, do grupo coral, dos acólitos, facilitam muito a vida da comunidade tornando-a mais activa. É uma esperança. Primeiro, os pais traziam os filhos. Agora, os filhos trazem os pais. E há uma faixa etária que não pára nas Igrejas, ou pára pontualmente, o que já é positivo, a que atravessa a juventude e que se entende dos dezoito aos quarenta anos. É quase uma admiração, quando aparecem um ou outro jovem, um casal (jovens que frequentavam, casam e são menos dois na Igreja). Para nós párocos é bastante apreensivo. Quando há um bom grupo de catequese no nono ou décimo ano, há uma esperança que renasce, teremos aí um bom grupo de jovens?! Mas nem sempre acontece... Mas em Igreja há sempre que renovar a esperança, pois é Ele que nos guia. Mas por vezes gostávamos que mais jovens estivessem connosco.
    Este momentos também me dão esperança e também fortalecem o meu empenho. Obrigado. Santa Páscoa em Cristo Jesus

    ResponderEliminar